terça-feira, 26 de novembro de 2013

Magia das bibliotecas

Bibliomagia


Você com certeza já deve ter ido a uma biblioteca. Mas já imaginou todo trabalho que se tem para organizar, classificar, atender usuário, etc.? Pois bem, este blog vai abrir um pouco mais sua mente em relação às bibliotecas e toda magia que nelas existe. Toda semana postaremos matérias que farão até os mais insensíveis caírem de amores pelo assunto.  Projetos, lugares e pessoas reais serão exibidos aqui a fim de trazer mais adeptos ao mundo encantado da leitura.
·         “Biblio o que?”
Biblioteconomia, meu bem!  Estuda aplicações de métodos de representação, gestão de informação, documentação, entre outros. Pratica-se também a classificação (CDD ou CDU), organização, conservação e divulgação do acervo (livros, periódicos, documentos e outros).
·         Arregaçando as mangas
O profissional bibliotecário pode atuar em bibliotecas ou em centros de documentação.  Trabalha com a administração e processamento de dados, disseminando a informação. Cataloga e orienta na busca e seleção da informação, visando satisfazer o usuário. É de sua responsabilidade gerenciar o espaço ou layout da biblioteca, atualizar o acervo, restaurar ou recuperar documentos antigos, porém necessários, que de alguma forma possam auxiliar na busca.
·         Área de atuação
Com a lei federal que foi sancionada em 2010, fazendo com que todas as escolas do país possuam bibliotecas com bibliotecários formados, haverá o aumento tanto dos espaços de estudo, quanto da procura pelo curso de biblioteconomia.
Mas além da biblioteca escolar, há também atuação em bibliotecas universitárias, especializadas, públicas, particulares, centros de documentações, arquivos, museus, centros culturais e de memória, editora, empresas de comunicação, provedores de internet, ONG’s, clubes e associações.
Cada um desses tem como objetivo disseminar a informação; seja ela falada, escrita, impressa, desenhada, emprestada, etc.
·         Nossa missão
O disseminador tem a responsabilidade de fazer com que toda essa comunicação aconteça em tempo real, porque informação atrasada já não tem tanto valor quanto aquela que acabou de ser divulgada. Por isso a necessidade de se manter sempre atualizado em diversos temas, seja através da internet ou redes sociais, de telejornais ou jornais impressos, ou até mesmo da fofoca no salão de beleza; contanto que essa informação seja útil, tenha veracidade e seja acessível a todos. Missão dada é cumprida!

Por: Hanna Coelho


12 comentários:

  1. Muito bom!!! Vamos mudar o estereotipo de que bibliotecárias (os) são velhas (os) carrancudas (os) e que só servem para guardar livros. Temos muito valor, pois somos "agentes" disseminadores de informação. Adooooooooooooro ser bibliotecária. Amei esse blog, muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ,sempre é proveitoso saber mais a respeito de cada área de atuação para não ficarmos falando besteira por ai !! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante. Nem gostava de ler, mas depois que vi o blog me encantei, literalmente! Muito bom o trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo! Continue disseminando informações sobre esta nobre profissão, para que possam entender o valor que ela tem para e na sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Os jovens de hoje não tem o hábito de frequentar uma biblioteca, não sabem o quanto é bom folhear um livro, viajar na imaginação... Bom saber que ainda existem jovens, como vocês, ainda interessados nessa nobre profissão.

    ResponderExcluir
  7. Para tudo! Amei o blog e tudo que tem nele. Achei super bacana tambem vcs nao ficarem so falando sobre a biblioteca, mas tambem inovando em outras áreas. Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, pois mostra a realidade de profissionais que atualmente não se dá tanto valor, comenta a realidade das pessoas da área, que possuem tanto conhecimento quanto qualquer outras profissões. Parabéns!

    ResponderExcluir