segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

"Evangeline - Relatos de um mundo sem luz" - Livro do mês

Jan Santos - Acadêmico de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, amante da literatura tolkiana... Um cara pra se passar no corredor e dizer "oi". Escreveu "Evangeline - Relatos de um mundo sem luz", um livro de ficção.
Evangeline é o nome do projeto. Relatos de um mundo sem luz porque se trata de uma realidade fortemente inspirada pela mitologia grega, Hélade, onde os deuses foram mortos, logo, não há mais dia. O livro reúne onze contos sobre personagens que tiveram que aprender a lidar com isso tudo.
"Há lugares dos quais os homens esqueceram de ter ouvido falar. Há mundos por detrás da lembrança que escondem um passado sombrio. E há Hélade, uma terra sem sol, de deuses assassinados e de futuro incerto. Através da noite perpétua que aprisionou o Dia, há tantos séculos, escutam-se sussurros, uns mais altos, outros em menor tom... Mas todos com vozes distintas. Dentre reis e plebeus, sacerdotes e feiticeiras, soldados e corvos, vivos e mortos, todos têm uma história a ser contada." 
 Vale a pena conferir "Evangeline - Relatos de um mundo sem luz"!

Por: Nágila Lana



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Red Bull te dá asas na Amazônia

Red Bull Amazônia Kirimbawa


Red Bull apresenta a competição mais desafiadora do Brasil. Uma corrida no coração da floresta, que vai fazer os atletas superar os seus limites. Para vencer os 50 Km de trekking, 104 Km de mountain bike e 45 Km de canoagem, eles vão ter que incorporar o espírito dos guerreiros da floresta.
Dia 07/12/2013, na orla da Ponta Negra às 16:00 h


Por: Nágila Lana

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A importância do inglês na biblioteconomia

A Importância do Inglês na Biblioteconomia
O bibliotecário está inserido na atualidade em um ambiente no qual estão expressas novas demandas de mercado: avanços tecnológicos (novos equipamentos, sistemas, transferências da informação), a evolução empresarial, e as alterações no quadro global. Dessa forma, nas duas últimas décadas, o perfil deste profissional sofreu inúmeras mudanças, devido aos avanços tecnológicos, à informatização da sociedade, às novas tecnológicas de informação e à ascensão de profissões que lidam especificamente com a informação. Para tanto, o que está fazendo a grande diferença na conquista deste novo mercado profissional é o perfil que este bibliotecário deve possuir, dentre as competências mais básicas está o domínio da língua inglesa.
Campello (2007), em seu estudo sobre traduções, sugere que a língua inglesa é uma das línguas mais faladas do mundo, com cerca de 400 milhões de pessoas. O inglês, embora sendo a língua materna de apenas 8% da população mundial, é utilizado em mais de 50% da literatura técnica e, principalmente, científica. De acordo com a mesma autora, apenas cinco línguas, inglês, russo, alemão, francês e japonês, dentre todas as línguas existentes, são usadas em 90% das publicações científicas.
No site Global English Corporations é explicitado que, no mercado atual, as empresas tem procurado se expandir além das fronteiras linguísticas e territoriais. Para o bibliotecário, poderíamos citar, como exemplo de problemas, a não disponibilização de documentos, que existem na biblioteca ou unidade de informação, para usuários que procuram determinados assuntos ou obras em idioma inglês, justamente por causa da falta de domínio nesse idioma, prejudicando, assim, a recuperação da informação.
Nesse sentido, o desconhecimento e não domínio desse idioma seria uma barreira, uma vez que o profissional bibliotecário lida com informações provenientes de documentos mais diferentes tipos e em diferentes línguas, sobretudo o inglês.
Saber o idioma significa, portanto, uma ampliação no referencial bibliográfico, porque propicia o acesso antecipado a documentos não traduzidos, uma vez que a atividade de tradução é um trabalhoso processo que se desenrola em um período importante de tempo. Para Campello (2007, p. 130) “a atividade de tradução é complexa e lenta, e a produtividade de um tradutor se compara à de um copista na Idade Média: cerca de mil a seis mil palavras por dia, dependendo da complexidade do texto”.
A importância de entendimento dessa língua é muito importante para ter acesso aos documentos veiculados pelos meios de comunicação da rede que, em sua maioria, são disponibilizados no idioma inglês. Logo, ter fluência nessa língua significa ter acesso a uma gama maior de informações e, consequentemente, uma maior possibilidade de qualificação tanto profissional quanto acadêmica.



Adaptado por: André Oliver
DUARTE, Elizabeth Andrade; BRAGA, Rogério Manoel de Oliveira. O profissional Bibliotecário e o domínio da língua inglesa. Florianópolis, SC. 2010. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/11060  > Acesso em: 30 nov. 2013.

sábado, 30 de novembro de 2013

1ª Caminhada em prol da Valorização Profissional

1ª Caminhada em prol da Valorização Profissional é dia 1/12/13


Todos os profissionais estão convidados a participarem da 1ª Caminhada em prol da Valorização Profissional, que vai acontecer no próximo domingo, dia 1º de dezembro, na Ponta Negra. O evento é uma realização do CRC-AM em parceria com diversos outros Conselhos Regionais, como o de Administração, Economia, Corretores de Imóveis, Biblioteconomia, dentre outros.
A concentração acontecerá a partir das 7h, de domingo, no chafariz, localizado na Ponta Negra, com largada para a caminhada às 8h. O percurso será de 5 quilômetros, chegando ao Condomínio Jardim das Américas e retornando. A atividade terá o acompanhamento de uma ambulância do Samu. Também será disponibilizado banheiro químico e distribuição de água.
Para animar a atividade, o grupo "Garis da alegria", estará presente. E antes da caminhada, haverá alongamento com professores de Acadêmia.
Os primeiros 180 participantes que chegarem a concentração receberão uma camisa com a logo do Ano da Contabilidade. Já na marca de chegada da caminhada, os primeiros 200 participantes que concluírem o roteiro serão premiados com medalhas.
Quem esteve no VI Encontro da Amazônia Legal já recebeu a camisa no Kit do evento, para marcar presença na caminhada.
Este é o Ano da Contabilidade no Brasil e para fechar o ano com louvor, nada melhor do que uma confraternização buscando objetivo de todo profissional: ser reconhecido e valorizado.
Autor: Assessora de Comunicação/ Dione Santana



Por: Kellen Moraes



quinta-feira, 28 de novembro de 2013


EVENTO DE HOJE

I SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DDZ NORTEII
Querido gestores,
Dia 28 de novembro estaremos realizando o I Seminário de Bibliotecas Escolares da DDZ Norte II.
Este evento tem como objetivo discutir temas que envolvam a biblioteca escolar, além de apresentar práticas que incentivem o uso desses  espaços e a atuação dos profissionais.
Segue formulário de inscrição para seus bibliotecários ou auxiliares de biblioteca, ressaltamos que o convite também fica aberto para gestores e pedagogos, no entanto, devem encaminhar o formulário de inscrição para confirmar participação no evento, pois precisamos controlar o quantitativo de envolvidos na ação.

Segue programação completa.


Att,
Comissão Organizadora do I Seminário de Bibliotecas Escolares DDZ Norte II








OBS: Prezado (a), 
Informamos que no dia 28 (quinta-feira) de novembro de 2013 as 8h da manhã temos um encontro marcado na Escola Municipal Profª. Jarlece Zaranza (Av. Cel. Sávio Belota, conhecida como: Rua Ramos D s/n  - Conj. Amazonino Mendes Cidade Nova). Próximo ao 6º Batalhão.
Atenção: Para quem vem pela Av. Noel Nutels passa a bola  do Hospital Francisca Mendes, na segunda bola pega a direita - Av. Cel. Sávio Belota e segue até próximo ao 6º Batalhão.
Para melhor facilitar sua locomoção informamos as linhas de transporte coletivo que passam pelo local (049, 047, 423, 422, 016, 017, 442, 449 e ainda os micro ônibus das linhas 827 e 850).

Caso ocorra alguma situação que não possibilite sua participação, por favor nos informar, pois temos participantes na lista de espera.

Por: Kellen Moraes

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O amor aos livros



Pessoas que amam livros acabam adquirindo algumas manias, como o de satisfazer o desejo de possuir livros, essas manias recebem denominações fora do comum, que tal conhecer alguns desses nomes? 
Pessoas que quando leem esquecem que o mundo existe, ele é BIBLIOBÚLICO;  pessoas que gostam de comprar e acumular livros, são BIBLIOMANÍACOS, eles têm fortunas em livros, mas não tiram proveito dos mesmo, lendo-os, eles podem adquirir grandes quantidades do mesmo livro, e da mesma edição, mesmo que não tenham qualquer significado para si; BIBLIÓFILO: "Traduzindo à letra, um bibliófilo (do Grego biblion, livro, e philos, amigo) é um amante de livros. E é de propósito que utilizo a definição dada por Morais [Dicionário da Língua Portuguesa]. É que o substantivo amante explica muito mais o bibliófilo do que o adjetivo amigo; BIBLIÓTAFO, pessoa que adquiri coleção, livros e esconde tudo, como pode ser visto no filme "Em nome da rosa"; BIBLIOPOLAS pessoas que reúnem livros somente para vender;  BIBLIOLATRIA pessoa que torna a bíblia em um ser divino colocando-a no mesmo patamar ou mais alto do que do próprio DEUS;


BIBLIOFOBIA a bibliofilia, contrapõe-se a bibliofobia, que é o horror aos livros, doença bastante generalizada, embora sob disfarces vários. Além, porém, do horror passivo aos livros, há o horror ativo, caraterizado pelo gosto de os estragar e destruir;  BIBLIOCLASTIA pessoa que destrói  propositalmente livros, por ódio ao que neles se contém ou aversão à cultura; Como se sabe, há ladrões de tudo, até mesmo de livros, este é o BIBLIOCLEPTA, podemos citar o livro "A menina roubava livros" ; BIBLIOGNOSTA Como é óbvio, o homem, quando ama os livros, é levado, naturalmente, a estudá-los, a procurar conhecer a sua história, título, datas das edições, lugares de impressão, editores, valore real, etc.. Esta ciência é designada por bibliognosia.


Por: Nágila Lana

A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.

Francis Bacon










Magia das bibliotecas

Bibliomagia


Você com certeza já deve ter ido a uma biblioteca. Mas já imaginou todo trabalho que se tem para organizar, classificar, atender usuário, etc.? Pois bem, este blog vai abrir um pouco mais sua mente em relação às bibliotecas e toda magia que nelas existe. Toda semana postaremos matérias que farão até os mais insensíveis caírem de amores pelo assunto.  Projetos, lugares e pessoas reais serão exibidos aqui a fim de trazer mais adeptos ao mundo encantado da leitura.
·         “Biblio o que?”
Biblioteconomia, meu bem!  Estuda aplicações de métodos de representação, gestão de informação, documentação, entre outros. Pratica-se também a classificação (CDD ou CDU), organização, conservação e divulgação do acervo (livros, periódicos, documentos e outros).
·         Arregaçando as mangas
O profissional bibliotecário pode atuar em bibliotecas ou em centros de documentação.  Trabalha com a administração e processamento de dados, disseminando a informação. Cataloga e orienta na busca e seleção da informação, visando satisfazer o usuário. É de sua responsabilidade gerenciar o espaço ou layout da biblioteca, atualizar o acervo, restaurar ou recuperar documentos antigos, porém necessários, que de alguma forma possam auxiliar na busca.
·         Área de atuação
Com a lei federal que foi sancionada em 2010, fazendo com que todas as escolas do país possuam bibliotecas com bibliotecários formados, haverá o aumento tanto dos espaços de estudo, quanto da procura pelo curso de biblioteconomia.
Mas além da biblioteca escolar, há também atuação em bibliotecas universitárias, especializadas, públicas, particulares, centros de documentações, arquivos, museus, centros culturais e de memória, editora, empresas de comunicação, provedores de internet, ONG’s, clubes e associações.
Cada um desses tem como objetivo disseminar a informação; seja ela falada, escrita, impressa, desenhada, emprestada, etc.
·         Nossa missão
O disseminador tem a responsabilidade de fazer com que toda essa comunicação aconteça em tempo real, porque informação atrasada já não tem tanto valor quanto aquela que acabou de ser divulgada. Por isso a necessidade de se manter sempre atualizado em diversos temas, seja através da internet ou redes sociais, de telejornais ou jornais impressos, ou até mesmo da fofoca no salão de beleza; contanto que essa informação seja útil, tenha veracidade e seja acessível a todos. Missão dada é cumprida!

Por: Hanna Coelho


domingo, 24 de novembro de 2013

Bem-Vindos



A informação leva você mais longe e o bibliotecário leva você até ela. (autor desconhecido)